O Hughes H4 Hercules, conhecido como Spruce Goose, é um hidroavião de casco projetado e construído por Howard Hughes, cujo desenvolvimento iniciou-se em 1942 com verbas do governo americano com o objetivo de ser empregado na Segunda Guerra Mundial. Produto de um projeto controvertido, Hughes não conseguiu terminá-lo antes do fim do conflito, o que fez com que sofresse ataques e fosse investigado pelo Senado.
Todo o esforço de Hughes para continuar com o projeto não evitou que as verbas fossem definitivamente suspensas em 1947, pouco após o avião ter realizado o seu único voo. Com 97,51 m de envergadura e 66,65 m de comprimento, o Hughes H4 Hercules é considerado o maior hidroavião de casco já construído e o avião com a maior envergadura de todos os tempos. Ele ainda pode ser visitado no museu de Aviação Evergreen, em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos.
Descrição
Tipo / Missão: Hidroavião de carga de uso militar, com motores a pistão, octomotor monoplano
País de origem: Estados Unidos
Fabricante: Hughes Aircraft
Período de produção: 1942-1947
Quantidade produzida: 1 unidade(s)
Primeiro voo em: 2 de novembro de 1947 (69 anos)[1]
Tripulação: 3
Passageiros: 750 passageiro(s)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Especificações<<<<<<<<<<<<<<<<<
Dimensões
Comprimento : 66,65 m (219 ft)
Envergadura: 97,54 m (320 ft)
Altura: 24,18 m (79,3 ft)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Peso(s)<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Peso vazio: 113 399 kg (250 000 lb)
Peso carregado: 180 000 kg (397 000 lb)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Propulsão<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Motor(es): 8 x motores radiais a pistão Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major
Potência (por motor): 3 000 hp (2 240 kW)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Performance<<<<<<<<<<<<<<<<
Velocidade de cruzeiro: 407,08 km/h (220 kn)
Alcance (MTOW): 4 800 km (2 980 mi)
Teto máximo: 6 370 m (20 900 ft)
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