sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Mil Mi-12

                                                   Você sabia...#0003




             O helicóptero soviético Mil Mi-12, também conhecido como V-12 (apelido NATO Homer), é o maior helicóptero já construído.
        O MI-12 utiliza um esquema de dois rotores transversais contrarrotativos. Foram também construídos por Mil e eliminam o uso do rotor traseiro. Estes rotores são os mesmos utilizados no Mil Mi-6 e aqui duplicados (Mi-12).

          A produção do protótipo do Mi-12 começou em 1965 conseguindo no primeiro teste levantar não menos que 35.000 kg, em 10 de julho de 1968 iniciaram-se vôos operacionais. Em fevereiro de 1969, o protótipo levantou uma carga de 31.030 kg a uma altura de 3,91 m. Em agosto do mesmo ano, o Mi-12 ergueu 54 205 kg (88 636 lb) a uma altura de 2255 m (7398 pés), um recorde mundial.
          Outro Mi-12 com registro CCCP-21142 / H-833 foi construído e demonstrado na Europa inclusive no show de Le Bourget, Paris, em 1971. Apesar disto o helicóptero não alcançou suas especificações de projeto e o programa foi cancelado com apenas três aeronaves produzidas.

          Algumas fontes mencionam um quarto protótipo de MI-12, que caiu em testes, mas isto não foi confirmado por fontes oficiais.
          Um dos Mi-12 remanescentes esta em exposição no Museu Monino da Força Aérea Russa (50 km ao leste de Moscou). O outro está na fábrica de helicópteros Michail Leontjewitsch Mil em Lyubertsy-Panki próximo a Moscou. Já o terceiro protótipo foi desmantelado.



           Foram construídos apenas dois protótipos do V-12, contudo apesar de seu tamanho surpreendente e poder de carga, o projeto foi considerado uma falha por seus fabricante e autoridades soviéticas. O Mil V-12 era grande demais e difícil de manobrar para ser uma máquina prática.

Características técnicas principais do Mil Mi-12: 
  • Tripulação: 6 (piloto, co-piloto, engenheiro de voo, eletricista, navegador e operador de rádio),
  • Capacidade: 300 passageiros, 28 toneladas de carga (VTOL) ou 50 toneladas de carga (STOL),
  • Comprimento: 50,00 m,
  • Diâmetro do rotor: 2x 35,00 m,
  • Altura: 13,50 m,
  • peso vazio: 79,100 kg,
  • Peso com carga: 100 000 kg,
  • Peso máximo para decolagem: 105 000 kg,
  • Motores: 4× Soloviev D-25VF turboeixo, 4048 kW (6497 shp) cada,
  • Velocidade máxima: 260 km/h.

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